sexta-feira, 28 de junho de 2013


Quem não se lembra do Nino, Dr. Victor, Tia Morgana, Pedro, Biba e Zequinha? Quem não se lembra do Castelo Rá-tim-bum? 
Programa infantil que encantou as crianças nos anos 90 com uma abordagem pedagógica e educativa, o Castelo Rá-tim-bum é um dos clássicos da Rede Cultura de Televisão que até hoje e uma referência para a criançada. 

O cenário exerce uma função primordial na ambientação da história porque nele encontram-se características dos personagens representadas ali pelos atores. O cenário do castelo Rá-tim-bum foi inspirado no estilo Art Nouveau radical do arquiteto espanhol catalão Antonio Gaudí (1852 – 1926). A cenografia do castelo no estilo Art Nouveau foi conteúdo puro, pois não havia estilo melhor que representasse os ambientes do programa fazendo uma ponte entre a construção e a fantasia, entre o real e o imaginário. 
 Detalhes dos móveis 

Detalhes das portas e janelas 

 O Art Nouveau se iniciou ao final do século XIX e inicio do século XX, que traz uma inspiração na natureza valorizando suas linhas em movimento, com uma temática em flores, folhagens e animais nas formas assimétricas, curvas e botânicas. A organicidade e naturalidade das linhas dinâmicas do estilo criaram novas tendências não só na arquitetura, mas também na criação de joias, moveis, tecidos, objetos e adornos para a decoração envolvendo o lado artesanal da produção. 
 Árvore saguão

Biblioteca 

Tudo no cenário foi criado e construído pela equipe de produção a partir desse estilo que cria um universo lúdico no castelo onde tudo ganha vida em uma linguagem que desperta nas crianças a descoberta das coisas de forma criativa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário